quarta-feira, 12 de setembro de 2012


Olá Pessoal!!!

Pensei com muito carinho em trazer informações bem interessantes pra vocês que gostam dessa hospedagem, assim como eu.
Vocês conhecem a história dos Hostels? Como surgiram? Quem foi que teve essa grande idéia?
O meu trabalho de conclusão de curso foi sobre Hostels e eu trouxe um pouco da história desse meio de hospedagem, que muitos acham que é novo, mas já tem muitos anos de existência. No Brasil é que essa cultura foi adquirida há poucos anos.
Vejam um pouco dessa história.
O albergue tem uma filosofia própria e é bem conhecido na Europa. Foi criado na década de 1910 e entrou no Brasil na década de 1950 e seu objetivo não era somente a hospedagem em si, mas sim promover o intercâmbio cultural.
O fundador do movimento alberguista no mundo foi o professor alemão, Richard Schirrmann, que acreditava no aprendizado pelo contato com o que está sendo estudado e pela observação direta. Por ensinar desta forma, por inúmeras vezes levou suas turmas a excursões e caminhadas, e quando essas duravam mais de um dia, havia a necessidade de estadia, e então, se alojavam em estalagens agrícolas.
Em uma dessas caminhadas com seus alunos, começou uma tempestade e o alojamento mais próximo que encontraram foi uma escola, onde foram recebidos e puderam passar a noite, e foi nessa noite que o professor teve a idéia de que as escolas poderiam servir de alojamento, nos feriados, para jovens estudantes e então surgem os albergues da juventude.

Professor Richard Schirrmann e seus Alunos
Em 1912 foi fundado o primeiro albergue da juventude, em um castelo antigo, na cidade de Altena, na Alemanha. Após um ano, em 1913 o movimento alberguista havia se expandido muito, com 83 albergues em funcionamento.

Primeiro Albergue da Juventude
No verão de 1931, havia na Europa, 12 associações de albergues da juventude, com um total de 2.600 albergues. Como essas associações não tinham muito contato entre si, em Outubro de 1932 foi realizada, em Amsterdam, a primeira conferência internacional de albergues, onde 11 das 12 associações de alberguistas se fizeram presentes, e através desta nasceu a Federação Internacional de Albergues da Juventude, hoje conhecida como Hostelling International - HI.
A HI traz consigo a responsabilidade de ser uma das organizações mais antigas do mundo ligadas ao turismo e que é muito importante por ter números significativos em relação à quantidade de estabelecimentos. São mais de 4.000 hostels espalhados em mais de 90 países.
A Federação Internacional de Albergues da Juventude (IYHF – International Youth Hostel Federation) - Hostelling International - foi fundada em 1932, e no Brasil, foi criada a Federação Brasileira de Albergues da Juventude (FBAJ) em 1971.
Atualmente a Hostelling International é a maior rede de hospedagem do mundo e está presente nos 5 continentes.
A associação trabalha pela expansão das Associações de Albergues da Juventude, tendo como missão estender a rede de albergues para localidades em que ainda não tenham albergues, no objetivo de manter a mesma forma de trabalho, a mesma alta qualidade e continuar impulsionando o ideal alberguista a nível internacional.

Imagens relacionadas à HI / Eu em Búzios

Bom, se depender de mim essa rede de albergues irá continuar expandindo, e logo logo terei o meu para informar vocês!

Beijos,
Nahara Attolini de Avila

2 comentários:

Mariana Leal disse...

Seu blog é lindo, muito fofo mesmo*0* parabéns!! Já estou te seguindo amada =))

Convido voce e suas leitoras a conhecer meu blog

toobege.blogspot.com

Beijinhoooos ;**

Nahara Attolini de Avila disse...

Oi Mariana!
Que bom que gostou! Fico feliz ..
Dei uma olhada no seu blog, muito bacana!

Abraço!
Nahara

Postar um comentário